COMPARTILHAR

Sílvia, Aquila, Carla e Deonilde campeãs da conferência “Jayhawk West”

Moz girls on fire nos EUA. É um facto, que transpira o grande impacto em termos referenciais para o basquetebol indígena na terra do tio Sam: o Seward County Community College continua a ser talismã para basquetebolistas moçambicanas que se têm revelado determinantes nesta instituição.

Domingo, 24 de Fevereiro de 2019, foi dia para aferir e confirmar isso. Sílvia Veloso, Carla Covane, Bernardete Cuamba e Aquila Mucubaquire sagraram-se campeãs da conferência.

Pois é: os números não mentem, estas têm marcado a diferença e ajudado (Jayhawk West) após o Seward County Community College vencer o Hutchinson Blue Dragons, por 77-69.

Para não variar, Silvia Amadeu Veloso deu cartas. A base liderou o Seward County Community College no prolongamento, marcando nove de seus 14 pontos nesta etapa levando as “Lady Saints” a um vitória de oito pontos.

Em 34 minutos na quadra, Veloso colectou ainda seis ressaltos defensivos garantiu sete roubos de bola e duas assistências.

A basquetebolista nascida na Beira teve um aproveitamento de quatro em oito lançamentos de campo, zero em dois lançamentos exteriores e seis lances livres convertidos em nove tentados.

Outrossim, destaque neste jogo para Carla Covane que arrancou um duplo-duplo: 15 pontos e 17 ressaltos dos quais dez ofensivos e sete defensivos nos 37 minutos em que esteve na quadra.

Covane registou sete em 18 lançamentos de campo, um em dois na linha de lances livres e quatro “turnovers”.

Seward County Community College também contou com o contributo de outra base moçambicana, no caso Aquila Mucubaquire que marcou 12 pontos aos quais junta a oito ressaltos (quatro ofensivos e igual número defensivos).
Mucubaquire, que contabilizou 38 pontos, concretizou cinco em sete lançamentos de campo, dois em dois na linha de lances livres e zero em uns lançamentos exteriores.

Num jogo em que esteve 20 minutos na quadra, Bernardete Cuamba fez cinco pontos, uma assistência e um roubo de bola.
Dois em cinco lançamentos de campo, um em dois na linha de lances livres e zero em um tiro exterior foram os registos de Bernardete Cuamba.

Destaque para Lexi Hernandez que contabilizou 17 pontos neste jogo. As “Lady Saints”, que ampliaram a sua série de vitórias para 22 jogos, melhoram o seu registo para 20-1 em jogo da conferência e 28-2 no geral.

O Seward County Community College venceu 50 partidas seguidas em casa e 42 jogos seguidos em casa contra adversários do Jayhawk.

Seward County Community College mostrou agressividade desde cedo e liderou em oito pontos no primeiro quarto e aumentou sua vantagem para 15 no segundo.
As “Blue Dragons” acertaram um tiro exterior, no segundo quarto, que permitiu reduzir para oito pontos a desvantagem ao cabo dos dois primeiros quartos: 36- 28.
O “conjunto” das moçambicanas não conseguiu abalar Hutchinson, que aproveitou o quarto período para fazer um parcial de 16/11 e empatar o jogo 62-62.

As moçambicanas irão jogar, sábado, com o vencedor do jogo Dodge City-Cloud County nos quartos-de-final do torneio “Region VI womens division one” no sábado às 19h00 de Maputo, na Hartman Arena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui